PIROCLORO E MAGNETITA: minerais de minério

2411 palavras 10 páginas
MINERALOGIA

PIROCLORO E MAGNETITA: minerais de minério

BELO HORIZONTE
MAIO/2014
PIROCLORO

Introdução:

O pirocloro é um mineral da classe dos óxidos (cátion metálico + O2-), cujas características são minerais de brilho metálico e de cores cinza escuro ou preto. A origem etimológica do termo pirocloro é grega, fogo e verde, isso pelo motivo de alguns tipos de minerais tornarem-se verdes ao sofrer combustão.

Características:

O mineral é um óxido de nióbio e tântalo de fórmula química (Ca,Na)2Nb2O6(OH,F), podendo haver substituição de tântalo por nióbio ou titânio. Ele possui clivagem, seu hábito é octaédrico e sua dureza é entre 5,0-5,5. Ele pode se apresentar nas cores verde, amarelo-claro, avermelhado, preto ou marrom. Sua ocorrência é em rochas alcalinas, pegmatitos graníticos e carbonatitos e sua origem é de material derivado de grande profundidade, possivelmente do manto.

Apresenta grande interesse econômico, já que é um mineral de minério de nióbio e tântalo, metais que possuem importantes aplicações tecnológicas como a fabricação de ligas de aços (usadas na fabricação de carrocerias de carros, turbinas de aeronaves e outras) e a confecção de componentes eletrônicos. Uma observação é que no Brasil, a principal fonte de tântalo é do mineral columbita-tantalita.

História do nióbio:

O nióbio foi descoberto no começo do século XIX pelo britânico Charles Hatchett.É utilizado o nome nióbio, em homenagem a deusa Niobe, filha de tântalo (nome de outro elemento químico na tabela periódica), segundo a mitologia grega. É uma das substâncias de mais baixa concentração na crosta terrestre.

O nióbio (Nb) é o elemento de número 41 na tabela periódica dos elementos químicos, classificado como metal de transição. Sua densidade é de 8,57 g/cm³ e seu grau de dureza na escala de Mohs é de seis. Outras características são: em condições

Relacionados