microeconomia e macroeconomia
O propósito fundamental da função produção é reunir recursos (inputs) que serão transformados em bens e serviços (outputs). A função produção está presente em todas as organizações que produzem algum bem e/ou serviço, embora possa receber outras denominações como “operações”, simplesmente “produção” ou “sistemas de produção”, e possa agregar responsabilidades diferentes em organizações distintas. A existência dessa variação na função produção entre as organizações torna confusas as fronteiras práticas da mesma. Definida em um sentido restrito, a função produção estaria limitada ao seu propósito fundamental, realizando apenas as práticas que lhe foram delegadas e excluindo qualquer outra forma de atividade compartilhada com outras funções da empresa como compras, recursos humanos ou desenvolvimento de produto e serviço.
Mas, a administração da produção, de responsabilidade do gerente de produção, transcende as práticas voltadas para a geração de serviços ou manufatura, sendo esses últimos afetados por muitas atividades organizacionais que ocorrem fora das fronteiras tradicionais da função produção. Portanto, uma definição extensa da função produção incluiria todas as atividades ligadas com a produção de bens e serviços, como as funções citadas anteriormente.
Em suas responsabilidades indiretas, os gerentes de produção devem interagir com outras funções como compras, desenvolvimento de produto e serviço, recursos humanos, entre outras, informando sobre as oportunidades e restrições da capacidade instalada de produção, discutindo mudanças nos planos das funções em prol do benefício mútuo e solicitando sugestões para que preste melhores serviços aos departamentos da empresa. Embora pareça idealista, o conceito de cliente interno - fornecedor interno, tem quebrado barreiras organizacionais tradicionais e produzido benefícios para as empresas que o incorporaram. As atividades de competência direta da administração da