Richard serra - esculturas
A minha escolha da Obra de Richard Serra, artista Norte Americano, escultor que desde cedo se revelou um artista que buscava a originalidade.Mas foi com as suas esculturas em grande escala, obras que desafiam a força da gravidade e os limites da engenharia, que Serra se tornou polémico.
Estas esculturas, em aço oxidado pelo tempo, são concebidas para sítios específicos, criando diálogos com cenários arquitectónicos particulares, urbanos ou mesmo com a paisagem. Têm ainda a capacidade de redefinir o espaço e a percepção que o espectador tem dele. Ao analisar as forças gravitacionais da escultura, o artista estabelece essa relação com o espaço e as pessoas.
Estas esculturas convidam a entrar e apelam aos sentidos do espectador, proporcionando uma experiência principalmente física.
Com estas obras, Richard Serra, pretende que as pessoas pensem, parem e reflictam sobre a forma como a escultura as afecta ou afectou, com elas, promove o cruzamento entre a fisicalidade do espaço, a natureza da escultura e o corpo do homem.
A escultura de Richard Serra convida a entrar, a percorrer caminhos. Apela ao sentido mais físico do homem, ao confrontá-lo com peças de aço enferrujado de grandes dimensões, a ponto de o espectador se sentir insignificante. Evoca o sublime ao inspirar, pela noção de grandeza, sensações como temor, opressão, sufoco. Traça percursos, interiores e exteriores, que o artista determinou, induzindo os corpos a percorrê-los e a tirarem dessa experiência uma mediação entre o corpo e o espaço. A obra escultórica apresenta-se assim, como fonte de energia que impele os sentidos e atrai os corpos para o seu