Ricardo
"ELES, OS JUÍZES, VISTO POR NÓS, OS ADVOGADOS”
Autor Piero Calamandrei
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma resenha sobre o livro “Eles, os juízes, visto por nós, os advogados” de Piero Calamandrei. Uma obra onde o autor propõe abordar de um jeito "descontraído" o relacionamento entre os juízes e advogados. Jeito que é confundido, ora por uma visão pessimista, ora por uma proposta positiva de reflexão acerca do contato entre estes profissionais. Demonstra através de diversos relatos e analogias, em quatorze tópicos, formas de lidar com situações do dia-a-dia capazes de amadurecer a instituição judiciária. Em seguida será apresentada a resenha dos cinco primeiros capítulos do livro que se encerra com uma breve conclusão consolidando a compreensão que tive das ideais passadas pelo autor.
Sumário
Capitulo I - Da confiança dos juízes, Primeiro dever do advogado
Neste capítulo o autor orienta para, convencido de que nosso cliente tem razão, tanto pela lei quanto pela moral, seguirmos com nossa defesa sem nos intimidar com os melhores dotes ou eloqüência de contraditor. Mesmo que todas as indicações levem a uma inevitável derrota, devemos levar em conta que o juiz decidirá pelo que tem a razão, ainda mais se a expomos com clareza e simplicidade.
Para exemplificar, conta casos e atitudes de profissionais do direito e experiências próprias onde demonstram que o aperfeiçoamento das instituições jurídicas só aumentam as estatísticas de decisões bem tomadas. Cita também Sócrates, explicando aos seus discípulos que devemos nos impor as sentenças proferidas pelo estado, justa ou injustamente julgada. E por isso o Estado deve tratar com um problema sério a escolha dos nossos juízes pois lhes confiamos um poder temível.
Termina o capítulo questionando se as palavras de seu pai, também advogado, quando descreve que todas as suas sentenças nunca foram injustas, mesmo quando as perdia, não eram idéias