Ricardo
Aluno: Ricardo Junior de Amorim faculdade do futuro
Um toque de clássico: Marx, Durkheim e Weber /Tania Quintaneiro. Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Márcia Gardênia Monteiro de Oliveira.- 2. Ed.
No primeiro capítulo do livro; Um toque de clássicos, Márcia Gardênia e Tania Quintaneiro nos introduzem ao grande pensador da sociologia Karl Marx. Este fichamento consiste em excetos importantes destacados na leitura da obra.
Introdução
“As formulações teóricas de Karl Marx acercada vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e de sua superação, provocaram desde o princípio tamanho impacto nos meios intelectuais que, para alguns, grande parte da sociologia ocidental tem sido uma tentativa incessante de corroborar ou de negar as questões por ele levantadas.”
Dialética e Materialismo
“Marx e Engels questionam o materialismo fauerbachiano que se limitava a captar o mundo como objeto de contemplação e não como resultado da ação humana. Por isso, não fora capaz de vê-lo como passível de transformação através da atividade revolucionária ou crítico-prática. [...] Para Marx e Engels a alienação associa-se às condições materiais de vida e somente a transformação do processo de vida real, por meio da ação política, poderia extingui-la.“A análise da vida social deve, por tanto, ser realizadas através de uma perspectiva dialética que, além de procurar estabelecer as leis de mudanças que regem os fenômenos, esteja fundada no estudo dos fatos concretos, a fim de expor o movimento do real em seu conjunto.”
Luta de classes
“Pelo que me diz respeito, não me cabe o mérito de ter descoberto a existência das classes na sociedade moderna, nem a luta entre elas. Muito antes de mim, alguns historiadores burgueses tinham exposto o desenvolvimento histórico desta luta de classes, e alguns economistas burgueses, a sua anatomia. O que acrescentei de novo foi demonstrar: 1) que a existência das classes está unida apenas a