Ricardo
Filho de abastado comerciante de origem judaica foi viver com a sua família na
Holanda, Ricardo cresceu no mundo dos negócios, tornouse operador da Bolsa de Valores de
Londres e, apesar de ser muito jovem, ele já possuía uma considerável fortuna pessoal, além de virarse muito bem no mundo dos negócios e das finanças do capitalismo. Os tempos passaram e Ricardo separouse de sua família, apaixonouse por uma “Quaker”, e mesmo assim teve sucesso em sua carreira profissional. Publicou escritos sobre economia que foram influentes, mas para que esses fossem escritos foi plenamente influenciado por Adam Smith.
Na Primeira Revolução Industrial, o processo de produção modificouse com a introdução de máquinas, mas a relação entre meio rural inglês e urbano e social também foram modificadas (os artesãos tornaramse os proletariados).
Durante esta época (primeira revolução industrial), David Ricardo viveu na
GrãBretanha, nesse período ocorreram transformações em diversos planos como o econômico, o social, o político e o ideológico.
Um fato muito importante que influenciou a vida de Ricardo foi a Revolução
Francesa, que tinha como “foco” a
"igualdade, liberdade e fraternidade".
“Sendo que as elites ilustradas europeias viam com bons olhos o expansionismo napoleônico, já que enxergavam ali uma luta das novas ideias constitucionalistas contra a antiga ideia absolutista e aristocrática. A extensão e a igualdade dos direitos políticos e civis eram vistas agora por estas elites como condição essencial para organização de uma vida social. O liberalismo político, sob forma de democracias constitucionais e parlamentares, era a forma de organização social mais adequada ao regime de livre concorrência que se