ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL
1. Introdução
Os textos a seguir, descrevem diferentes culturas, o etnocentrismo e relativismo cultural, abordando as principais diferenças.
No qual o etnocentrismo é a atitude pela qual o individuo ou um grupo social que considera o sistema de referencia, julga outros indivíduos ou grupos a luz dos seus próprios valores. Pressupõe que o individuo ou grupo de referencia se considere aqueles que ele julga, e também que o individuo, ou grupo etnocêntrico tenha um conhecimento muito limitado dos outros mesmo que viva na sua proximidade. Já no que se trata de relativismo cultural podemos falar que é um principio que afirma que todos os sistemas culturais são intrinsecamente iguais em valores, e que os aspectos característicos de cada um têm de ser avaliados e explicados dentro do contexto do sistema em que aparecem.
2. Etnocentrismo
Etnocentrismo visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
Os povos manifestam o seu etnocentrismo em maior ou menor, considerando seu padrão de vida melhor do que o do outro. Nós Brasileiros costumamos dizer que é repugnante o consumos de algumas iguarias, como, carne de cobra, de ratos ou gafanhotos, são pratos de muitos lugares no mundo, de outro modo os Maometanos e Judeus, não conseguem compreender como consumimos a carne de porco, considerando um animal imundo como o porco.
Assim existem inúmeros exemplos que nos mostra a tendência de cada povo em considerar o seu modo de vida como perfeito e correspondendo ao que há de mais avançado do ponto de vista da convivência social.
Com o aumento do intercâmbio entre diferentes culturas, facilitado pelo avanço das telecomunicações e dos meios de transporte, o Etnocentrismo é levado ao extremo pode dificultar o relacionamento entre diferentes povos levando ao extremo da violência física e do