Etnocentrismo e relativismo cultural
Esse trabalho discorrerá sobre quatro tópicos importantíssimos para a sociologia e o entendimento dos determinismos sociais, discorrerá sobre as seguintes posturas:
Etnocêntrica: Postura segundo a qual você avalia as outras sociedades a partir de sua própria cultura.
Postura relativista: Uma postura de distanciamento ou afastamento diante do seu modo de pensar, agir e sentir. Ou seja, compreender a lógica dos valores do outro.
Postura determinismo geográfico: Esta postura acredita que as diferenças de ambiente físico condiciona totalmente a diversidade cultural. Ou seja, essa postura, acredita que os indivíduos são diferentes, pois habitam áreas geográficas diferentes.
Postura determinismo biológico: Segundo essa postura, as diferenças genéticas determinam as diferenças culturais.
A DIVERSIDADE CULTURAL - ETINOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL
Todas as diferenças existentes entre as pessoas de todo o mundo, modo de se portar, modo de falar, de se expressar, suas crenças e costumes e a forma das sociedades se organizarem, chama-se Diversidade Cultural. Porém, há diversas pessoas, povos e culturas que possuem uma visão do mundo onde seu próprio grupo ou sociedade é que é a correta, negando todas as outras, somente seus modelos e valores é que são os corretos.
Xenofobia (preconceito por nacionalidade, classe social e cor). Podemos inserir nesse contexto alguns exemplos atuais, o bullying, a homofobia, o preconceito racial etc., a isso damos o nome de Etnocentrismo (dificuldade de ver e tolerar as diferenças).
Vemos que no Relativismo Cultural, há grande parte de verdade, pois este defende que o "bem" e o "mal" são relativos a cada cultura, os princípios morais descrevem os sentimentos em determinada sociedade e deve se basear nas normas descritas por ela.
Após a segunda Guerra Mundial, 192 países assinaram a Carta das Nações Unidas e criaram a ONU - Organização das Nações Unidas em 24 de outubro de 1945 com