Ricardo
ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Curso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia
Aluno: Ricardo Joaquim de Menezes Neto
Disciplina: Ciência Tecnologia e Sociedade II
Professor: Sebastião Luiz de Oliveira
| |
Estudo das licenças que são necessárias para a viabilização da instalação de uma fábrica de calçados de borracha na cidade de Natal/RN
Natal/RN, 28 de abril de 2011
FÁBRICA DE CALÇADOS DE BORRACHA
FICHA TÉCNICA
Tipo de negócio: Fábrica de calçados de borracha
Área Física: 22.882,60 m²
Números de funcionários: 5.600
Produção: 650 pares/dia
Geração de resíduos: em torno de 100 ton/dia
APRESENTAÇÃO
Na antiga Roma, os sapatos indicavam a classe social de quem os usava. As mulheres usavam sapatos brancos, vermelhos, verdes ou amarelos. Os senadores, marrons. Já os cônsules usava brancos.
Em algumas cerimônias na Roma dos Cézares, os convidados usavam sandálias com solado de ouro maciço. A sandália foi a primeira vestimenta real para os pés. Possuía sola de pele de animal com orifício nos lados e no bico e eram amarradas ao pé com tiras de peles.
MERCADO
Encontra-se consumidores de sapatos de borracha em todas as classes sociais, de ambos os sexos, em variadas faixas de idade, pela amplitude do mercado consumidor, é possível produzir artigos específicos para cada categoria de público. .
LOCALIZAÇÃO
A fábrica deve estar localizada numa região que tenha acesso viário facilitado, com ruas calçadas para facilitar o escoamento dos produtos. Fundamental para montar um empreendimento desse tipo é levar em conta que, quanto mais próxima a fábrica estiver dos fornecedores de componentes e serviços, menos equipamentos e empregados serão necessários. Na área industrial as portas devem abrir