ricardo
A Pérola nós conta a história de uma família de pescadores composta por (Kino o pai, Juana a mãe, e Koytito o único filho do casal). A história começa assim:
"Contam na vila a história de uma grande pérola, encontrada e depois perdida".
Certo dia o Koytito foi picado por um escorpião, assustada com o ocorrido Juana chupou um pouco do veneno, mediante a isso ela pede para que o filho seja levado ao médico ao chegar com o filho á casa do médico, mas este recusa a atender rapaz, por o pai não ter condições de pagar pelo tratamento exigido.
Desesperado, ele foi procurar pérolas e encontra uma pérola grande, a maior até então, daí em diante Kino começa a fazer planos para o dinheiro que conseguiria com a pérola, alguns vizinhos e até mesmo o seu irmão chegam a falar que poderia trazer má sorte. O próprio Kino pensa se os deuses o castigariam por ter encontrado a pérola.
Kino, espera então, melhorar a sua vida, mas no entanto, a pérola só trouxe inveja e corrupção, ao ponto do médico ir á aldeia onde Kino morava com sua família, e oferecer seus trabalhos, Kino por não saber se o que o médico falava aceitou os seus serviços.
Desconhecidos queriam apoderar-se da pérola e Kino, um dia ele chegou a agredir sua esposa por causa da pérola matou uma pessoa em legítima defesa e por causa disso ele teve que fugir com sua esposa e seu filho Coyotito. Durante a viagem, o camponês é seguido por três homens e precisa estar sempre escondendo seus rastros para que não fosse seguido. Mas os rastreadores sempre dão um jeito de estarem atrás dele. Em certo momento, ele decide armar uma armadilha para pegar os sujeitos. A armadilha é razoavelmente bem sucedida e ele consegue matar os três perseguidores, mas um deles havia atirado em direção a um barulho