Riboflavina
A riboflavina (lactoflavina ou vitamina B2) é um composto orgânico (flavina) da classe das vitaminas.
A riboflavina é uma molécula fotossensível, degradando-se na presença de luz.
Funções:
Favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas e é importante para a saúde dosolhos, pele, boca e cabelos;
Utilizada como corante alimentar, sob a designação E101 ou E101a (quando na forma fosfatada);
Síntese do dinucleótido de flavina-adenina (FAD) e do mononucleótido de flavina(FMN), dois cofactores enzimáticos essenciais no funcionamento de enzimas importantes em diversas vias metabólicas;
Actua como um intermediário na transferência de electrões em numerosas reacções essenciais de redução de oxidação;
Participa em muitas reacções metabólicas dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas;
Produção de energia através da cadeia respiratória;
Os coenzimas de riboflavina são essenciais para a conversão da piridoxina (vitamina B6) e do ácido fólico nas suas formas coenzimáticas e para a transformação do triptofano em niacina.
Fontes: leite (onde a riboflavina se encontra na forma livre); produtos lácteos; couves; Vegetais folhosos verdes como bróculos; repolho e agrião; carne (especialmente vísceras); arroz; lentilha; aveia; cevada; trigo; levedo de cerveja; ovos (onde a riboflavina se encontra ligada à proteina de ligação a riboflavina; ervilhas Metabolismo in vivo:
Dinucleótido de flavina e adenina(FAD).
Mononucleótido de flavina (FMN).
A riboflavina é a molécula precursora do FAD e do FMN. O FMN é obtido com a fosforilação da riboflavina por acção da enzima riboflavina cinase, enquanto que a FAD sintetase é a responsável pela síntese do FAD. O FAD é por isso considerado a forma biologicamente activa da riboflavina.
Estirpes de bactérias ou leveduras incapazes de sintetizar (auxotróficas) riboflavina podem ainda assim crescer suplementando o meio de cultura com riboflavina. Esta estratégia é utilizada para a