vitamina B2
3 FUNÇÃO A riboflavina tem função de coenzima intervindo na oxidação das células, participa no processo de crescimento, atua na regeneração sanguínea, no fígado, no trabalho cardíaco e no aparelho ocular. Conserva os tecidos, ajuda a cicatrizar feridas na boca, lábios e língua. Além disso, metaboliza carboidratos, gorduras e proteínas. É importante na formação de anticorpos e é utilizada como corante alimentar, sob a designação E101 ou E101 a (quando na forma fosfata).
4 DEFICIÊNCIA A falta de vitamina B2 causa dermatite seborreica, perda de apetite, formação de gretas e vermelhidão no lábios, estomatite e inflamação do revestimento da boca e língua, úlceras bocais e infecções na garganta e neuropatia. Também pode causar dessecação e escamação na pele e anemia. Pode ocorrer vermelhidão, lacrimação e coceira no globo ocular, além de sensibilidade à luz, fotofobia, ardência nos olhos, diminuição da visão, retardo no crescimento, catarata, perturbações digestivas, distúrbios cutâneos e mucosos. A falta de riboflavina pode ser tratada com o consumo de alimentos ricos com essa vitamina como o fígado, ovos, leite e vegetais de folhas verdes ou com a toma de suplementos alimentares a base de vitamina B2.
5 EXCESSO O excesso dessa vitamina não é preocupante e nem tóxico, pois as quantidades armazenadas no corpo são normalmente pequenas. Quando ingeridas excessivamente em relação à necessidade corporal, elas não facilmente eliminadas na urina e, assim devem ser continuamente supridas na dieta.
6 ESTRUTURA A estrutura da