cerimonial
As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa debut significa “estreia”. Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança, significava dizer aos homens que ela já estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres.
Basicamente, a festa é divida em três pastes, dentro do que se entende como uma cerimônia tradicional.
Primeira parte: 1º recepção dos convidados
A) A lista de convidados na entrada é um item que não pode ser esquecido (recepcionista)
- para registrar o comparecimento dos convidados, a debutante deixa na entrada da festa um livro de mensagens e assinaturas como lembrança para posterioridade. Esse livro pode ser um caderno de capa dura, seguindo o estilo escolhido para a ocasião. Capas de tecidos ou montagens com fotos também são motivos recorrentes para ilustrar a frente do acessório.
-com um toque de modernidade, a aniversariante ainda pode optar por acrescentar a decoração da festa com um grande pôster com sua foto. B) Pose para as fotos - aproveite o inicio, para fazer a primeira sessão de foto com os convidados. Este é o momento onde a menina recepciona seus convidados, é um tempo parado, de cumprimentos, onde é feita as principais recordações da festa.
- coquetel de entrada, para recepção dos convidados enquanto aguardam o grande momento, em uma ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa (nesse primeiro momento a debutante veste o primeiro vestido, e sapatos baixos).
C) Musica
- a musica de fundo pode ser apresentada por um tecladista ou cantor que também esteja preparado para as valsas solicitadas, ou alternativamente, um CD com musicas