Cerimonial
INDAIATUBA
MARÇO / 2014
CONTEÚDO
1. Apresentação
2. Objetivos do Cerimonial
3. Organização do Cerimonial
4. Fundamentos do Cerimonial
5. Funções, Fases e Regras do Cerimonial
6. Tipos de cerimonial e eventos
7. Conclusão
8. Referências Bibliográficas
1. APRESENTAÇÃO
No decorrer do trabalho será identificado a importância do papel de um cerimonial e como é necessário na realização de um evento, sendo ele de pequeno, médio ou grande porte. Apresentação de normas e regras que precisam ser seguidas para que os objetivos do evento seja alcançado e concluído com sucesso.
2. OBJETIVOS DO CERIMONIAL Para um Cerimonial acontecer devem ser levados em consideração 3 aspectos de extrema importância: Cerimonial, Hierarquia, Protocolo:
Cerimonial: Termo de origem latina, referente às cerimônias religiosas, é um conjunto de formalidades, que se deve seguir num ato solene ou festa pública, ou seja, é a regra que estabelece tais formalidades;
Hierarquia: É a ordem e subordinação dos poderes, em relação à graduação das autoridades presentes, nos diferentes níveis;
Protocolo: Compreende a formalidade, etiqueta e cerimonial. É o conjunto de usos e formalidades, que devem ser respeitadas em uma solenidade.
3. ORGANIZAÇÃO DO CERIMONIAL
Cerimonial é a sequência lógica de formalidades, regras e normas que devem ser seguidas na organização de uma cerimônia, através do Protocolo é possível conduzir atos oficiais sob regras da diplomacia definida pelo Decreto nº 70274, de 9 de Março de 1972.
Essas regras orientam e disciplinam o comportamento e a postura das autoridades e personalidades presentes no evento, que tem por finalidade ordenar corretamente o desenvolvimento do ato solene.
4. FUNDAMENTOS DO CERIMONIAL
Uma das funções do cerimoniliasta é acompanhar, orientar,