RH Treinamento
Segundo Hamblin, o treinamento nas empresas consiste na ação de formação e capacitação de mão-de-obra, desenvolvida pela própria empresa, visando suprir suas necessidades. De acordo com Chiavenato, o treinamento dentro de uma empresa pode objetivar tanto a preparação do elemento humano para o desenvolvimento de atividades que virá a executar, como desenvolvimento de suas potencialidades para o melhor desempenho das que já executa. Já para Toledo, treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.
O treinamento é composto, basicamente, por quatro etapas, sendo elas: levantamento das necessidades de treinamento, programação do treinamento para atender às necessidades, implementação e execução do treinamento e avaliação dos resultados do treinamento. O levantamento das necessidades de treinamento, como o próprio nome já sugere, é a etapa em que ocorrerá o diagnóstico das necessidades e carências do treinamento. As análises podem envolver a empresa como um todo, os departamentos, como parte de um subsistema, ou as tarefas executadas. Há dois tipos de diagnóstico: o preventivo, em que se evita o problema antes que aconteça, e o corretivo, que corrigirá os erros já existentes.
A segunda etapa consiste na programação do treinamento para atender às necessidades, em que serão escolhidos os métodos de treinamento a serem utilizados. Nesse processo são definidos tópicos importantes para a definição da metodologia do treinamento, assim como conteúdo, recursos, instrutores, trainees, periodicidade, local etc.
A próxima etapa é a de implementação do treinamento, e se trata da