Revolução puritana e gloriosa
Os monarcas da dinastia Tudor controlavam o Parlamento , que não tinha poder efetivo , dando ao regime inglês a característica de absolutismo disfarçado”. A Reforma Anglicana representou a subordinação do clero anglicano ao Estado e o rompimento com a autoridade papal . O mercantilismo inglês significou o domínio de navios ingleses no comercio marítimo , possibilitando ä Inglaterra a acúmulo de metais preciosos e de capitais. 2) Análise as contradições do absolutismo inglês no início da dinastia Stuart.
Aparecimento da nova burguesia que não participava dos monopólios, sua reação contra o mercantilismo e o absolutismo, revolta de camponeses e formação de cercamentos. 3) Relacione as religiões na Inglaterra do século XVIII com as classes sociais.
Anglicanos: nobreza mais ligada ao rei e burguesia que possuía privilégios monopolistas, Católicos: Nobreza feudal , Presbiterianos : Nova e pequena burguesia, que fazia oposição radical a monarquia (eram republicanos) 4) Identifique os setores sociais em luta na guerra civil inglesa desencadeada em 1642
Os setores sociais em luta eram monarquistas, constituídos por católicos e anglicanos, e os “cabeças redondas”, constituídos por presbiterianos e puritanos 5) Após a derrota do rei Carlos I , Cromwell proclamou-se Lorde Protetor da Inglaterra e nessa condição assinou o Ato da Navegação. O que significou para a economia britânica esse documento?
Atos de Navegação eram decretos que estabeleciam que somente embarcações inglesas poderiam realizar comercio de mercadorias procedentes da Inglaterra consolidava a hegemonia comercial , entrando em conflito com os interesses dos holandeses . A Inglaterra passou a ser a grande potencia marítima mundial. 6) O