Resenha sobre a Revolução Inglêsa
Revolução Inglesa
“Xeque-Mate: em duas jogadas, a burguesia inglesa deu o golpe final no poder absoluto do rei, deixando a política nas mãos do Parlamento e a economia a caminho da Revolução Industrial” (Abril, Junho 1989, 3 reais e 50 centavos, Super Interessante), o autor (desconhecido), traz um conjunto de informações sobre a Revolução Inglesa do século XVII, onde a Revolução Puritana resultou na república temporária, e a Revolução Gloriosa resultou no Parlamento sobre autoridade real.
Na reportagem, Xeque Mate, o autor quis passar ao publico, um pouco mais de conhecimento sobre a Revolução Inglesa, onde o mesmo dividiu o texto em três partes. A primeira parte ele fez a introdução, a segunda ele falou sobre a Revolução Puritana, e a terceira, falou sobre a revolução Gloriosa. Na Revolução Puritana o autor, explicou um pouco sobre os calvinistas, que eram chamados de puritanos, explica como foi a substituição da monarquia pela republica temporária, como Cromwell dominou o Parlamento, e como aumentaram a economia do país. Já na Revolução Gloriosa, ele fala que, após a morte de Oliver Cromwell, seu filho Ricardo assumiu o poder, porém não conseguiu assegurar a estabilidade do governo. Assim o Parlamento restaurou a monarquia, e os Stuart voltaram ao poder, com Carlos II. Burgueses e parlamentares ofereceram a Coroa inglesa ao holandês Guilherme de Orange, e em troca pediram a manutenção do anglicanismo e a liberdade do Parlamento. Orange aceitou, e foi coroado Guilherme III. Assim o Parlamento promulgou a Declaração de Direitos, e o absolutismo foi abolido na Inglaterra e substituído pela monarquia constitucional.
O texto trouxe duas possibilidades, uma positiva, que foi a instalação do capitalismo no século seguinte, e a burguesia que foi beneficiada nas atividades de manufatura, e a negativa foi que apenas a burguesia foi beneficiada, e o povo não obteve nenhum beneficio.