revolução industrial
□ Mecanização da Indústria e da Agricultura: A máquina de fiar, o tear hidráulico e mecânico e o descaroçador de algodão substituíram o trabalho muscular do homem, do animal ou da roda de água. □ Aplicação da Força Motriz à Indústria: A aplicação do vapor às máquinas transforma as oficinas em fábricas. □ Desenvolvimento do Sistema Fabril: O artesão e sua pequena oficina patronal cederam lugar ao operário, às fábricas e usinas baseadas na divisão do trabalho, provocando a urbanização. □ Espetacular aceleramento dos transportes e das comunicações: Surge nos Estados Unidos em 1807, a navegação a vapor; a locomotiva a vapor foi aperfeiçoada, surgindo na Inglaterra (1825), a primeira estrada de ferro. Outros meios de comunicação foram surgindo, Morse inventa o telegrafo elétrico, Graham Bell inventa o telefone.
Tear Mecânico Segunda Revolução Industrial (1860 a 1914): ou do aço e da eletricidade, provocada por três eventos: o processo de fabricação do aço (1856), aperfeiçoamento do dínamo (1873) e o motor de combustão interna (1873). Entre as características principais da Segunda Revolução Industrial estão: Substituição do ferro pelo aço como material industrial básico, do vapor pela eletricidade e petróleo como fontes de energia.
Crescente domínio da indústria pela ciência. Transformações nos transportes e nas comunicações. O capitalismo industrial cedeu lugar ao capitalismo financeiro, que tem como características principais: Dominação da indústria por inversões de bancos e instituições