Revolução Industrial
INTRODUÇÃO
A Revolução Industrial iniciou na Inglaterra em decorrência de fatores sociais, políticos e econômicos que estavam ocorrendo no país por volta do século XVIII. A Inglaterra se portou à frente do comercio da Europa e passou a ser líder comercial, a partir da segunda metade do século XVII. Com o país na liderança, as riquezas nacionais aumentaram levando a um grande mercado consumidor.
Fatores como mão de obra fácil e de baixo custo foram importantes para impulsionar a indústria a crescer. Estava havendo no inicio do século XVIII uma diminuição nas taxas de mortalidade devido à melhoria da produção agrícola e grande parte da população estavam sendo expulsos das zonas rurais pelos proprietários de terra, levando a essas pessoas migrarem para cidade.
A burguesia, interessada por maiores lucros, menores custos e produção intensiva, procurou melhorar os planos de produção dos produtos, já que com o crescimento populacional o aumento da demanda das mercadorias aumentou significativamente.
No entanto, a Revolução Industrial foi um grande marco relacionada ás lutas de classes por partes dos proletariados, que perceberam a exploração do capitalismo e reivindicaram seus direitos através do surgimento dos sindicatos, que proporcionaram melhores condições de trabalho aos operários.
PIONEIRISMO INGLES
A Inglaterra foi o país que vivenciou primeiramente as transformações da Revolução Industrial no século XVIII. Porém, este pioneirismo não foi atoa, alguns grandes fatores contribuíram para tal fato. O país era proprietário das grandes reservas de carvão mineral que era a principal fonte de energia para fazer as maquinas e as locomotivas a vapor funcionarem.
Além do carvão mineral, os ingleses também possuíam reservas de minério de ferro, responsável pela produção já que na época era a principal matéria-prima utilizada. A grande quantidade de mão-de-obra barata devido as pessoas que foram expulsas do meio rural para cidade estavam a procura