Revolução Francesa
2012
Resumo
1
A Revolução Francesa
“ Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa (...) A frança forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical – democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países (...)”.
“O final do século XVIII (...) foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos, e suas últimas décadas foram cheias de agitações políticas (...)”.
“(...) A Revolução Francesa (...) foi muito mais fundamental do que outros fenômenos contemporâneos e suas consequências foram, portanto mais profundas. Em primeiro lugar, ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa (...). Em segundo lugar (...) uma revolução social de massa, e incomensuravelmente mais radical do que qualquer levante comparável (...)”.
“ Em terceiro lugar, entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas ideias de fato o revolucionaram (...) A Revolução Francesa é um marco em todos os países. Suas repercussões (...) ocasionaram os levantes que levaram à libertação da América Latina depois de 1808 (...) o primeiro grande movimento de ideias da cristandade ocidental que teve qualquer efeito real sobre o mundo islâmico (...) forneceu o padrão para todos os movimentos revolucionários subsequentes (...)”.
Pág. 71
Pàg. 72
Pág. 72
Pág.73
2
A Revolução Francesa