Revolução cultural - anos 60 e 70
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS
CURSO: LICENCIATURA LETRAS PORTUGUÊS
NOME DA DISCIPLINA: QUESTÕES ESPECÍFICAS DE LITERATURA BRASILEIRA
1 – Leia atentamente o texto retirado do link a seguir:
http://flip.org.br/noticiasdetalhe2013.php?id=852
Com base nas leituras efetuadas em nossa disciplina escreva um texto discorrendo sobre a produção cultural dos anos 60 e 70 no Brasil.
Resposta:
O momento político no Brasil era de grandes conturbações. Um golpe militar ocorre e então o cidadão se vê numa crise político-social, de maneira que não se sabe exatamente que ruma a sociedade tomará. Mais que de repente aquilo que hoje chamamos de “liberdade de expressão” é tomada. Conforme pudemos observar no texto de Marcelo Ridenti “o fantasma da revolução brasileira” alguns indivíduos do meio artístico inicialmente de forma sutil atuavam em favor da esquerda, utilizavam seus teatros. Com o tempo artistas foram exilados, tiveram de se esconder. A repressão foi tamanha que algumas pessoas até hoje, julho de 2013, não se sabe o destino dos corpos.
Em meio a toda está crise cultural e política a arte foi-se manifestando como voz dos mudos, não sei bem se este seria o termo.
Segundo Davi Arrigucci Junior da década de 30 à 60 a literatura brasileira estava em decadência, apesar das exceções apresentadas abaixo Publicação de Vidas Secas, a estrela sobe, O Amanuense, Grande Serão Veredas, Arrigucci afirma que a partir dos anos 60 houve uma ascensão de outras artes (Tropicalismo, música, teatro e cinema), então a literatura começa a ser interessante.