glonass
GLONASS (Globalnaya NavigatsionnayaSputnikovaya Sistema) é o sistema de navegação global por satélite russo, desenvolvidos pela antiga URSS.
É utilizado para mapear, dar coordenadas, auxiliar na localização e navegação terrestre.
Sua posição no sistema de referência é calcula utilizando a tecnologia de satélite com base em princípios de triangulação .
Sistema alternativo ao GPS americano e ao Galileo europeu.
SURGIMENTO E CONTEXTO HISTÓRICO
Contexto histórico: Guerra Fria.
4 de outubro de 1957: foi lançado em órbita o primeiro satélite artificial da Terra “Sputnik – 1”, iniciando o programa espacial da URSS.
Em 1976 GLONASS começa a ser desenvolvido.
Em 12 de Outubro de 1982, muitos foguetes foram lançados, mas foi só em 1995 que o sistema foi completo e a "constelação" foi concluída. Na década de 2000, sob a presidência de Vladimir Putin, a restauração do sistema foi feita com grande prioridade do Governo e o financiamento foi aumentado substancialmente.
Atualmente é mantido pela Agência Espacial Federal Russa e consumiu 1/3 do orçamento de 2010.
PROJETO INICIAL
O GLONASS teve seu projeto iniciado em 1976 pela União Soviética. O primeiro satélite foi lançado em 12 de outubro de 1982 com fins apenas militares.
Após a dissolução da URSS, seu projeto foi mantido pela federação Russa e declarado operacional em setembro de 1993.
Em março de 1995 foi anunciado o decreto do Governo Russo “Sobre a execução de trabalhos de uso do sistema para usuários civis” que confirma o compromisso inicial sobre a possibilidade de uso do sistema por civis.
Atualmente, a Rússia tem um total de 31 satélites em órbita, com 24 operando para fornecer cobertura global, quatro na reserva, dois em manutenção e um em fase de testes, sendo integrado ao agrupamento.
O projeto dos satélites GLONASS vem passando por um período de alto investimento e um de seus objetivos era garantir desempenho similar ao do GPS até o final de 2011.
Com a última versão