Glonass
Uma alternativa de GNSS de qualidade e gratuita
Componentes do Grupo:
Caroline Ferreira – Mat. Nº 2010.1.00679.11
Gabriel Saguias – Mat. Nº 2010.2.05460.11
Filipe Teixeira – Mat. Nº
Flávio Mandina – Mat. Nº
Werther Fidalgo – Mat. Nº 2010.1.03235.11
ÍNDICE:
1. INTRODUÇÃO
2. O QUE É GLONASS?
3. SURGIMENTO E CONTEXTO HISTÓRICO
4. PROJETO INICIAL E SITUAÇÃO ATUAL
5. CARACTERÍSTICAS
6. ABRANGÊNCIA filipe
7. FUNCIONAMENTO filipe
1. SEGMENTO ESPACIAL
2. SEGMENTO CONTROLE
3. SEGMENTO USUÁRIO
8. ESPAÇO NO MERCADO ATUAL E PROJEÇÕES FUTURAS
9. PRINCIPAIS APLICAÇÕES
10. BIBLIOGRAFIA
ÍNDICE:
1. INTRODUÇÃO
O GNSS (Global Navigation Satellite System), sistema global de navegação por satélite é um sitema formado por constelações de satélites que permite determinar o posicionamento e localização de um receptor em qualquer lugar do glogo terrestre, seja em terra, mar ou ar.
O principal motivo para seu desenvolvimento foi a utilização para fins militares. Atualmente sua utilização para fins civis também alcança larga escala.
O GNSS atual é constituído pelas constelações existentes do GPS (EUA) e GLONASS (Rússia). Futuramente, a partir de sua operacionalização completa, o sistema europeu Galileo também será parte componente do GNSS em alcance mundial, assim como, possivelmente, o sistema Compass, em desenvolvimento pela China.
Nesse trabalho serão abordadas as principais características do GLONASS, sistema de navegação global por satélite russo, desenvolvidos pela antiga URSS.
2. O QUE É GLONASS?
O GLONASS (Globalnaya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema) é o sistema de navegação global por satélite que foi desenvolvido pela antiga União Soviética (URSS). Ele é composto