DISTRIBUIÇÃO DE VELOCIDADE EM TUBOS CIRCULARES TUBO DE PITOT
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Cursos de Engenharia
DISTRIBUIÇÃO DE VELOCIDADE EM TUBOS CIRCULARES
TUBO DE PITOT
Fernando Pacheco Tofanello - 201110854
Isabella Ribeiro Jorge - 201110561
Pâmella O. B. Ferreira - 201110946
Disciplina: FFT (Turma 305)
Professor: Rúbner
Novembro 2012
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 5
1. OBJETIVO
O objetivo desta prática é determinar experimentalmente o perfil de velocidade em tubos circulares usando o tubo de Pitot e comparar os resultados obtidos com os resultados teóricos.
2. INTRODUÇÃO
Figura 1 - Henri Pitot
Henri Pitot, engenheiro especializado em hidráulica, nasceu em 3 de maio de 1695 e faleceu aos 76 anos na cidade de Aramon, França. Começou seus estudos em matemática e astronomia em Paris, onde se tornou assistente do físico francês René-Antoaine Ferchault.
Posteriormente, foi nomeado membro da Academia de Ciências da França, onde o principal objetivo desta academia era promover a investigação científica francesa.
Pitot utilizava como base de estudos o rio Sena para testar suas teorias e instrumentos, onde tentava determinar a velocidade de escoamento em diferentes partes da seção transversal do rio. Contribuiu para a hidrodinâmica e termodinâmica com estudos sobre bombas e os rendimentos das máquinas hidráulicas. Foi o criador do medidor hidrodinâmico denominado como Tubo de Pitot, onde sua principal aplicação é determinar a velocidade de avanço do avião em relação ao ar.
TUBO DE PITOT
O princípio de funcionamento do Tubo de Pitot baseia-se na determinação da velocidade de escoamento de um fluido através da diferença de pressões estáticas e dinâmicas no ponto (atendendo a equação de Bernoulli) onde a pressão estática não depende do movimento. Um tubo de Pitot é um instrumento de medição de pressão utilizado para medir a velocidade do fluxo de fluidos, e mais