Revitalização olímpica de londres
1 - Projeto Legado (revitalização Olímpica de Londres).
2 - Londres, Inglaterra.
3 - Localizado na região leste de Londres mais precisamente no bairro de Stratford City, o qual foi escolhido para receber as obras da vila olímpica e do parque olímpico de Londres.
4 - O arquiteto Bill Hanway (vice-presidente da AECOM) juntamente com a AECOM.
5 – O projeto surgiu em 2003 e o seu termino foi no ano de 2011.
6 - O que Ana Luiza H. de Castilho e Heliana C. Vargas mostram em seu texto “Intervenções em centros urbanos: objetivos, estratégias e resultados” é exatamente um delicado problema que aconteceu em Londres durante o período da revitalização olímpica. O fato de construírem o maior shopping e sendo assim um grande centro comercial fez com que de certo modo surgisse um medo de que o “centro” da cidade sofresse uma degradação pelos seus sub-centros. Porem no decorrer da revitalização foi estudado uma maneira de suavizar esse problema, fazendo assim uma intervenção de objetivos, estratégias para se chegar aos resultados necessários que é ampliar a área de transporte, lazer e comercio a população.
7 - A empresa global de arquitetura responsável pelo design dos Master Plans da revitalização olímpica foi a AECOM (que hoje está no master plan do parque olímpico do RIO 2016). O Comitê organizador dos jogos olímpicos e paraolímpicos (LOCOG) foi criado para supervisionar e organizar a realização dos Jogos após o êxito da candidatura, e teve a sua primeira reunião em 7 de outubro de 2005. A comissão foi presidida por Sebastian Coe juntamente com a APD, GOE e a capital inglesa.
8 - Em 2003, quando se candidatou aos Jogos Olímpicos, a capital inglesa definiu como prioridade a revitalização da área de Stratford para a abertura da olimpíada porem durante duas décadas o bairro sofreu por conta da contaminação de dezenas de indústrias químicas que aos poucos foram sendo desativadas. Era uma região extremamente pobre, carente e abandonada.