Trabalho unopar
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADEMIR CENCI JUNIOR
ALEGRETE
2013
Sumário
1 Demonstrações de Fluxo de Caixa .................................................. 3 2.1 Definição .......................................................................................... 4 2 Modelo Indireto .................................................................................. 4 3 Modelo Direto ..................................................................................... 6 4 Fluxo de caixa das Atividades Operacionais .................................... 7 5 Atividades de Investimento ................................................................. 7 6 Atividades de Financiamento .............................................................. 8 7 Vantagens da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) .................... 8 8 Referências ......................................................................................... 9
1 Demonstrações de Fluxo de Caixa
A demonstração do fluxo de caixa (DFC) é um dos principais relatórios contábeis para fins gerenciais. No Brasil, com a modificação da Lei nº 6.404/76 pela Lei nº 11.638/07, tornou-se obrigatória para as companhias abertas e as de grande porte (as grandes Ltdas.).
BRASIL. Lei nº 11.638/07, 28 de dezembro de 2007. “Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício;
IV - demonstração das origens e aplicações de recursos;
IV – demonstração dos fluxos de caixa; e
V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado”.
§ 6º - A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do