Barcelona
Exemplo de sucesso esportivo e urbanístico, Barcelona renasceu com as Olimpíadas de 1992. Vivendo num completo abandono e esquecimento antes dos Jogos, a cidade se transformou e soube aproveitar todo o legado de um evento tão grandioso, reaquecendo o turismo local e viabilizando mudanças estruturais em sua dinâmica, como por exemplo a recuperação da Zona Portuária e a implantação de um eficiente e ecológico sistema de coleta de lixo.
Logomarca dos Jogos de Barcelona
Barcelona é hoje considerada um dos grandes pólos turísticos de toda a Europa e com toda certeza uma das mais belas cidades do mundo, abrigando em sua essência uma variedade enorme de cidadãos de todas as partes do planeta, daí originando-se seu aspecto sempre cosmopolita e acolhedor. Quem conhece a Barcelona de hoje não deve imaginar como a cidade se modificou ao longo destas duas últimas décadas, especialmente por conta da projeção e dos benefícios que a mesma conquistou após as Olimpíadas de 1992.
O projeto envolvendo a cidade catalã foi um marco na história dos Jogos Olímpicos, uma vez que foi nesta edição que se começou a pensar, discutir e implementar ações que pudessem visar a evolução do local de disputa dos Jogos. Seguindo esta linha de raciocínio, Barcelona viveu uma experiência inovadora. Até então, o intuito das Olimpíadas era apenas de organizar o aspecto esportivo e reunir os povos em torno de uma localidade. Em 1992 os Jogos passaram a ter o papel de transformador e agregador de novos valores, especialmente o de medidas ambientais, muito por conta das discussões surgidas em torno do tema naquele ano.
Templo Expiatório da Sagrada Família
Entre tantos outros benefícios que a cidade conquistou, vale ressaltar a importância cultural que alcançou com a vinda dos Jogos. Já reconhecida pelo mais importante monumento em suas terras, o Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona tornou-se uma influente