Os jogos olímpicos: um grande evento mundial e a sua importância social
Este trabalho será realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, a pedido do professor da própria, tendo como objectivo a avaliação formal da aluna.
Como quase todos os seres humanos, que habitam o planeta Terra e têm acesso a uma televisão ou a qualquer tipo de informação sobre o mundo moderno, sabem os Jogos Olímpicos fazem parte da nossa cultura. Desde 1896 (pois foi nesse ano que a era moderna destes jogos começaram) que temos acesso a variados tipos desportivos a decorrer com concorrentes de quase toda a parte do mundo, este fenómeno tem por norma ocorrer de quatro em quatro anos, em locais diferentes a cada ‘ciclo’. Com este trabalho pretendo explorar as consequências deste tipo de eventos, e como isto ajuda o desenvolvimento dos países, assim como da tecnologia.
Embora afirme que vá abordar temas relacionados com os Jogos Olímpicos (e subtenda-se Paralímpicos), eu estarei a explicitar os mais falados, os Jogos Olímpicos de Verão, aqueles que são mais falados e relatados na sociedade de hoje em dia.
Enquanto fenómeno mundial
Como já foi referido na Introdução, este tipo de espetáculo é visto por milhões de pessoas, pode-se dizer que durante essa altura o ‘mundo pára’, pois existe aquela vontade de ver quem é melhor, e de torcer pelo seu país (pode-se dizer que a adrenalina é maior durante a Champions League, ou qualquer outro evento desportivo que só envolva futebol, mas sempre existe a emoção de ver o seu país ganhar em qualquer tipo de modalidade).
Temos como referência, os Jogos Olímpicos deste ano (Londres 2012), apesar da crise mundial que existe nos tempos de hoje dez dos múltiplos desportos existentes esgotaram as bilheteiras logo no primeiro dia. Os organizadores estimaram que iriam estar disponíveis 8 milhões de bilhetes para o evento em questão e 1.5 milhões de bilhetes para os Jogos Paralímpicos. O LOCOG (‘London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games’, sendo em português traduzido para ‘Comité