Psicologia cognitiva
Jerome Seymour Bruner (Nova Iorque, 1 de outubro de 1915) é um psicólogo estadunidense, de família polonesa. Professor de psicologia em Harvard e depois em Oxford, escreveu importantes trabalhos sobre educação, liderou o que veio a ser conhecido comoRevolução Cognitiva, na década de 1960. Durante o governo dos presidentes Kennedy e Johnson ele chefiou o Comitê de Ciências (Science and Advisory Committee). Atualmente é professor da Escola de Direito da NYU.
Suas publicações mais importantes são Sobre o Conhecimento: Ensaios da mão esquerda (1960) O Processo da Educação (1961),Actos de Significação (1990), A Cultura da Educação (1996). * |
-------------------------------------------------
Biografia
Graduou-se na Universidade de Duke, Durham (Carolina do Norte), em 1937 e posteriormente em Harvard, Cambridge (Massachusetts), em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido chamado o pai da Psicologia Cognitiva. Ensinou e fez investigação, também na New School for Social Research.
Possui doutoramentos “honoris causa” pelas Universidades de Yale, Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma, entre outras. É membro da Society for Research in Child Development e da American Psychological Association. Possui uma obra muito diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia.
-------------------------------------------------
Propostas educacionais
Um aspecto relevante de sua teoria é que o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas idéias, ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais. O aprendiz constrói hipóteses e toma decisões, contando, para isto, com uma estrutura cognitiva. A (esquemas, modelos mentais) fornece significado e organização para as experiências e permite ao indivíduo "ir além da informação dada".
-------------------------------------------------
Psicologia Educacional
Em Harvard Jerome Bruner publicou uma série de trabalhos sobre a avaliação nos sistemas educacionais