Psicologia Cognitiva
2. Evidências multidisciplinares na organização da teoria; (Manuela)
3. Formas de investigação dos processos mentais; (Rovana)
4. Aplicações dos princípios cognitivos na prática profissional; (Paula)
Introdução ao Cognitivismo
Tendo Neisser como o teórico principal, o Cognitivismo surgiu com a proposta de descrever o papel das atividades mentais superiores sobre o comportamento do homem.
Então, Psicologia Cognitiva define-se como o estudo dos processos mentais envolvidos na forma como as pessoas aprendem, estruturam, armazenam e utilizam o conhecimento adquirido. (Schultz & Schultz, 1999; Sternberg, 2000 apud RIBEIRO, 2004).
Influencias Histórica e Princípios Básicos.
Das principais influencias históricas do Cognitivismo destaca-se:
- A rejeição aos modelos associacionistas (aprendizagem involuntária do condicionamento reflexo) e psicodinâmicos (aprendizagem pelo inconsciente). Segundo o Cognitivismo os sentimentos e comportamentos estão diretamente relacionados aos pensamentos.
- A discordância a ideia do Behaviorismo (onde o comportamento humano é analisado apenas em seus aspectos observáveis). Mas a Psicologia Cognitiva diz que as atividades mentais também podem ser observadas, registradas, avaliadas e modificadas.
A mente humana é um dispositivo de processamento de informação:
(Pozo, 1998 apud RIBEIRO, 2004).
- Interesse nos aspectos práticos do conhecimento. Psicologia Cognitiva tem caráter pragmático sobre atenção e memória.
- Influencia de outros pesquisadores: Tolman = Afirma que o processo de aprendizagem inclui o desenvolvimento de cognições organizadas sobre um conjunto de estímulos, que orientaria o individuo futuramente.
Hull = Assegura a existência de processos internos na ativação da conduta humana. A emissão de alguns comportamentos é justificada pela ação de impulsos motivacionais chamados drives, os quais