REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA
MACHADO, Rodrigo Souza ORIENTADOR: CAMELO,William Lopes
REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA
Práticas de ações de planejamento e ações de organização nas empresas modernas
Por definação, planejamento significa o desenvolvimento de um programa para a realização de objetivos e metas organizacionais, ecolhendo a escolha de um curso de ação, a decisão antecipada do que deve ser feito, a determinação de quando e como a ação deve ser realizada. Desta forma, o planejamento proporciona a base para a ação efetiva que resulta da capacidade da administração de prever e preparar-se para mudanças que poderiam afetar os objetivos organizacionais (MEGGINSON et al., 1986 544p).
Antes de conceituar as organizações, é interessante entender porque elas existem para Coelho (2004) as organizações existem, pois todos precisaram de bens e serviços para viver e são as organizações as responsáveis por produzir esses bens e serviços. Portanto as organizações existem para atender às necessidades e desejos da sociedade e do mercado. Sobre a origem das Organizações Coelho (2004) diz que:
“Na Antigüidade, roupas e víveres eram produzidos na própria casa, para os seus moradores; apenas os excedentes eventuais eram trocados entre vizinhos ou na praça.[...] Alguns povos da Antigüidade, como os fenícios, destacaram-se intensificando as trocas e, com isto, estimularam a produção de bens destinados especificamente à venda. Esta atividade de fins econômicos, o comércio, expandiu-se com extraordinário vigor” .(COELHO, 2004, p. 5).
As organizações existem para servir às necessidades e desejos das pessoas. Essas entidades são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas por Administradores, por meio da Administração e é na organização que o Administrador nasce e se desenvolve.
É importante destacar a diferença entre Organização e Estrutura Organizacional. A primeira é a união de pessoas, idéias,