Sinais de pontuação nos livros didáticos
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como são ensinados os sinais de pontuação nos livros didáticos. A pesquisa foi realizada com livros de Ensino Fundamental de 2º, 3º e 4º ano, bem como em livros de pré-vestibular. Os sinais de pontuação são recursos da Língua Portuguesa que não são bem explorados, e este artigo apresenta a forma como eles são explicados, bem como se é o suficiente para a garantia de um bom aprendizado.
Palavras-Chave: sinais de pontuação; livro didático; ensino fundamental.
1. INTRODUÇÃO
Observando que os sinais de pontuação são deixados em segundo plano pelos autores de livros didáticos, esse trabalho possui o objetivo de mostrar a forma superficial como é ensinada a pontuação, a qual em sua maioria é realizada por meio de exemplos, que na prática não ensinam os alunos a utilizar a pontuação corretamente, por não levarem à compreensão de como se utilizar, mas somente quando e onde usar tais sinais.
2. SINAIS DE PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS
Nos livros didáticos, os sinais de pontuação são explicados basicamente como representação da oralidade, necessária para a facilitação da compreensão de um texto.
O livro de Português da Coleção Crescer em Sabedoria, 2º Ano do Ensino Fundamental, 2º semestre, p. 28, explica que “Cada um dos sinais tem uma função. A pontuação permite uma boa comunicação dando ritmo e entonação ao texto.” Em um livro da mesma coleção, porém utilizada com alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, 1º semestre, p. 75, diz que “Os sinais de pontuação contribuem para dar sentido e entonação ao texto, facilitando sua compreensão.”
Percebemos que apesar da diferença entre as séries, a abordagem aos sinais de pontuação é realizada de maneira simples, e ainda, somente falando sobre a entonação e sentido do texto, esquecendo que a pontuação também pode ser utilizada como forma de estilo, por exemplo.
Quando a análise é feita em livro do Ensino Médio,