Revisão de bibliografia
ALMEIDA, Alba Valéria de
CRUZ, Nadia Muniz
LARA, Cristiano Bezerra
MACHADO, Márcia Beatriz de Paiva
MARTINS, Fábio Henrique de Oliveira
MUNDIM, Rodrigo Alves da Silva
SCHREIBER, Crisley Werkema SILVEIRA, Pedro Carnavali
ORIENTADOR: CAMELO, William Lopes
3. REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA
3.2 Análise das mudanças comportamentais e as diferenças nos perfis dos consumidores brasileiros.
A partir da década de 90 as empresas começaram a se deparar com uma forte mudança comportamental dos consumidores. Este fator se iniciou devido a grande influência da evolução tecnológica, assim como o aumento da concorrência no mercado globalizado. Às empresas que não se adequaram às novas tecnologias e mudanças do mercado, como também não se esforçaram para entender e atender os novos perfis de consumidores, é certo que também não evoluíram em seus negócios. Conrado (2011) afirma que estas mudanças iniciaram-se através da internet.
Até a década de 80, os consumidores tinham acesso “limitado” às informações de determinado produto ou serviço. Esta “limitação” se resumia às mídias de massa, como comerciais de televisão em horário nobre, publicidade em revistas, jornais impressos e televisivos. Nesta época as empresas não se preocupavam tanto com as expectativas dos consumidores, se estariam os agradando ou não, uma vez que não existiam plataformas tão acessíveis para medir resultados e acompanhar as manifestações para com a sua marca, como temos nos tempos atuais.
Hoje, através das redes sociais e plataformas de busca, como o Google, os consumidores podem pesquisar informações necessárias sobre determinado produto ou serviço, assim como trocar informações com outros clientes, fazendo desta ação um fator determinante para sua decisão no processo de compra.
Para a massificação da publicidade das empresas, requeria grandes investimentos. Atualmente as empresas