Revisão Bibliográfica sobre Layout
Revisão Bibliográfica: Layout Profa. Márcia Regina Neves Guimarães
Gabriel O. Morgante – RA: 560529 Matheus C. B. Pertile – RA: 560766 Thales S. G. Furquim – RA: 494852 Gabriela S. Geraldes – RA: 560553
Revisão bibliográfica: Layout
Segundo Slack (2002), Layout, ou Arranjo físico, é o estudo da lógica organizacional na distribuição de aparatos físicos em uma unidade produtiva, como instalações, máquinas, pessoal ou produtos.
Decisões sobre Layout são fundamentais, pois estas irão influenciar diversos aspectos no processo produtivo, tanto em logística quanto em eficiência da produção e gerenciamento de recursos. Outro aspecto que o posicionamento físico influi é no fluxo de pessoas e materiais, qualquer alteração ainda que de baixa magnitude pode afetar todo o desempenho da produção (SLACK, 2002).
Para Fogliatto e Tortorella (2008) utilizar corretamente o espaço físico de uma fábrica é essencial para seu bom funcionamento, pois estabelece sua organização fundamental. Para sistematizar de maneira adequada o planejamento de um layout, existem método como o SLP (Planejamento sistemático de layout) que pode auxiliar no desenvolvimento de layouts alternativos.
Slack (2002) também ressalta que existem alguns fatores pelos quais alterações de Layout são consideradas importantes na maioria dos tipos de produção, tais como:
A mudança do Layout é considerada uma atividade trabalhosa e demorada, devido às dimensões dos recursos a serem mobilizados.
Alterações em um sistema em funcionamento podem causar insatisfação nos clientes e consequências no resultado das operações, como perdas na produção ou aumento no