Sociologia
Kohlberg desenvolveu três níveis de moralidade, cada um deles compostos por dois estágios.
Nível pré - convencional - caracteriza-se pela moralidade heterônoma, a pessoa não assimila sobre oque é certo ou errado.
No primeiro estágio as regras morais já começam a surgirem efeitos, a criança obedece à autoridade a fim de evitar o castigo.
No segundo estágio a criança é movida apenas pelos próprios interesses, ela apenas segue as regras quando forem do interesse para satisfazer suas necessidades.
Nível convencional - há uma aceitação das conversões sociais a respeito do certo e do errado, nesse nível um indivíduo obedece a regras e segue as normas da sociedade.
No terceiro estágio o individuo atende as expectativas e se identificam com as pessoas do grupo a que se pertence
No quarto estágio é aquele em que a pessoa se move com base na obediência a autoridade e ordem social como predomínio da lei, das regras e dos códigos socialmente aceites.
Nível pós - convencional – há uma grande percepção que existem diversas relações entre as pessoas que vivem de acordo com suas noções do certo e do errado
No quinto estágio a visão de mundo de quem está neste estágio é a de que no mundo existem pessoas de diferentes opiniões e valores. As leis são consideradas como contratos sociais em vez de um mandamento rígido.
No sexto estágio este último estádio constitui o desenvolvimento moral e não uma realidade empírica. Trata-se de princípios universais de justiça, de igualdade, do respeito pela dignidade dos seres humanos considerados como pessoas individuais.
2º Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. A inteligência do indivíduo está relacionada com a complexidade desta