REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE INFECÇÕES NO TRATO URINÁRIO
Martins, Adilson Ricardo
Faculdades Integradas Maria Imaculada – FIMI adilsonmartins94@hotmail.comMORAES, Danyelle Cristine Marini de
Faculdades Integradas Maria Imaculada – FIMI danymarini@gmail.comRESUMO A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra. Os tipos, causas e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com o local onde há infecção. A infecção urinária ocorre quando uma bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra e começa a se multiplicar na bexiga. O objetivo deste trabalho e fazer uma revisão bibliográfica, buscando uma definição mais completa e mostrar toda cautela que se dever ter com uma ITU. O resultado obtido foi que a ITU é muito comum em adolescente que tem uma relação sexual ativa, e crianças do 3º ao 4º ano de idade e sendo muito perigosa em neonatos.
Palavras chave: 1. Urina; 2. Infecções; 3. Uretra; 4. Trato; 5. Sintomas
INTRODUÇÃO
As infecções do trato urinário (ITU) estão no grupo dos quatro tipos mais freqüentes de infecções hospitalares sendo caracterizadas pela invasão de microrganismos em qualquer tecido da via urinária (STAMM, 1996).
A infecção do trato urinário prevalece na infância, atingindo pico de incidência por volta do 3º ao 4º ano de idade, sendo particularmente grave quando acomete lactente e, em especial, os neonatos. Sua prevalência eleva-se novamente por volta da adolescência, quando as alterações hormonais favorecem a colonização vaginal por bactérias nefritogênicas que, migrando para a área periuretral, podem ascender pelo trato urinário, causando infecção do trato urinário (STAMM, 1996).
Com o início da atividade sexual, devemos lembrar também de infecções por outros