ADULTO 1 Itu 2
Infecções do Trato Urinário
Palmas - TO
2014/2
Gisele Cristiane Araújo
Infecções do Trato Urinário
Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP / ULBRA, à disciplina de Saúde do Adulto I, como requisito parcial para obtenção de nota em G2 no semestre 2/2014.
Orientadora: Prof.ª Guiomar Vilela
Palmas - TO
2014/2
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 METODOLOGIA 05
3 FISIOLOGIA E ANATOMIA DO SISTEMA URINÁRIO 06
4 INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO SUPERIOR 07
5 INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO SUPERIOR 14
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1 INTRODUÇÃO
Representado cerca de 40% do total de infecções, as ITUs (infecções do trato urinário), são responsáveis por uma grande parte do quadro de processos infecciosos hospitalares. Consiste na presença de microrganismos nas vias urinárias, seja na bexiga, próstata, trato urinário, sistema coletor e rins, o que pode resultar em potenciais complicações e sequelas (PRADO; LIMA; ROCHA; 2003).
A incidência das infecções do trato urinário, variam de acordo com a faixa etária, sendo mais comum no sexo masculino nos primeiros meses de vida devido a uma maior incidência de má formações congênitas, após os primeiros meses de vida passa-se a ter uma maior incidência em bebes do sexo feminino, mantendo esta frequência na idade pré-escolar (LOPES; TAVARES; 2004) (Bruschini; et al; 2004). Em adultos a frequência de acometimentos relacionados à ITU continua a se manter em pacientes do sexo feminino, apresentando picos de incidência, no inicio ou interligados a atividade sexual, gestação e menopausa (Narchi; Kurdejak; 2008).
No sexo masculino a frequência de infecções do trato urinário volta a aumentar após a 5ª e 6ª década de vida, fato este evidenciado por problemas de próstata e fatores anatômicos como uretra mais longa, atividade bactericida do fluido prostático e ambiente