Vida
1- O que é ITU? 2- Quais são os tipos de ITU e como são causados? 3- Quais são os fatores que tornam homens e mulheres susceptíveis a doença?
A maior suscetibilidade à infecção no sexo feminino é devida às condições anatômicas: uretra mais curta e sua maior proximidade com a vagina e ânus. Outros fatores que aumentam o risco de ITU nas mulheres incluem: episódios prévios de cistite, o ato sexual, o uso de certas geléias espermicidas, a gestação e o número de gestações, o diabetes (apenas no sexo feminino) e a higiene deficiente, mais freqüente em pacientes com piores condições socioeconômicas e obesas.
No adulto do sexo masculino, favorecem a ITU a instrumentação das vias urinárias – incluindo-se o cateterismo vesical – e a hiperplasia prostática; nos idosos e em indivíduos hospitalizados, as taxas de ITU também são elevadas pelos fatores citados e por inúmeros outros, relacionados àquela faixa etária. As taxas de ITU são bem maiores nos homossexuais masculinos, estando relacionadas com a prática mais freqüente de sexo anal não protegido. 4- Quais são os sinais e sintomas de cada tipo desta infecção? 5- Quais são as bactérias que freqüentemente estão associadas com ITU? 6- Como podemos classificar a bacteriúria em relação a contagem de bactérias (UFC/ml) e número de leucócitos por campo? 7- O que é bacteriúria assintomática? 8- Qual a relevância de uma bacteriúria assintomática em mulheres grávidas, mulheres não grávidas e em diabéticos? 9- Quais são os procedimentos adotados na rotina laboratorial da urocultura? 10- Como deve ser interpretado a análise do sedimento e a coloração de gram? 11- Como é o procedimento adequado para contagem bacteriana e como devemos interpretar? 12- Quais são as possíveis combinações de meios de cultura para a identificação de bactérias da urina? Qual foi a escolha do autor? 13- O que é o lamino-cultivo? Caracterize-o. 14- O que são os meios cromogênicos? Em que