Urolitiase
Se predispõe a formação de urólitos : A diminuição da diurese, modificação do pH urinário ou o aumento da concentração dos cristaloides (DÓRIA et al, 2006).
A concentração de sais na urina, retenção urinária de sais e cristais, a ingestão exagerada de minerais e proteína, a capacidade dos cães de produzir urina concentrada colaboram para a hipersaturação da urina (ANDRADE; JORGE; CALDEIRA,1997).
Também são fatores de risco para a formação de urolitíase a reabsorção tubular reduzida de cálcio e infecção do trato urinário (LEITÃO, 2006). O início do processo pode levar ao diagnóstico e detecção da urolitíase. A identificação das afecções é essencial à erradicação e prevenção dos cristais. Na presença de urólitos, nem sempre é necessária a sua remoção; mas, resultando em sinais de disúria, infecção no trato urinário, hematúria, incontinência, obstrução, terá que iniciar o tratamento (LULICH et al.,1997). Para a redução da quantidade de cristaloides calculogênicos excretados na urina, visa o tratamento medicamentoso (LEITÃO, 2006).
No caso de urólitos de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio ou sílica este tratamento não é efetivo (BIRCHARD e SHERDING, 1998). Para corrigir a doença clinicamente ativa