VERDADE , EVIDENCIA E CERTEZA
848 palavras
4 páginas
A verdade é relativa à interpretação de cada pessoa no que diz respeito à realidade. Logo, não existe verdade que seja certa ou errada, afinal cada um de nós tem a sua maneira de pensar. Porém pode-se dizer que a certeza é a confirmação da verdade criada por cada pessoa, através dos fatos que se caracterizam em evidências. A verdade constitui da análise da conformidade do pensamento com a realidade. É a coincidência entre o fato e a ideia. È uma classificação humana sobre todas as coisas, fundamentadas nos ensinamentos do passado, na observação da realidade do presente e na convicção que existe. A verdade é uma ideia abstrata. Existe só como elemento para classificar qualquer coisa. Dentro desse contexto, as realidades em si não são verdadeiras nem falsas. Cada realidade é o que ela é em verdade, de acordo com a interpretação de nossa mente, de nossos pensamentos. Uma verdade só é verdade se quem a classifica assim a considera em relação ao momento, ao lugar e a tudo o que com ela se relaciona. Assim, uma verdade para uma pessoa pode não ser verdade para outra pessoa.
Todavia, a evidência é a mais enfática das propriedades do conhecimento. Indica simplesmente que o objeto está sendo efetivamente visto, ou seja, está sendo visto pelo mais perfeito dos sentidos, os olhos, mas também os outros sentidos têm a propriedade da evidência. E assim também o intelecto. A evidência é, pois, a revelação do objeto, enquanto a revelação se dá com perfeição. A evidência é um ver bem. Não se confunde com o mesmo processo do ver, mas com o seu ver mais destacado.
Certeza é a propriedade decorrente do conhecimento evidente e verdadeiro. Desde que ocorra a evidência (quanto ao objeto) e a verdade (quanto à proporção entre o objeto noticiado e a representação da notícia), o conhecimento resulta como certo. Pelo ponto de vista em destaque, se divide a certeza em espécies, umas essenciais, outras menos significativas. Mas todas se dizem, de algum modo, sobre a evidência e a