TRINÔMIO: VERDADE, EVIDÊNCIA E CERTEZA
Layana Gleyka Louriano Barbosa
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo o estudo do texto “O trinômio: verdade, evidência e certeza do livro Metodologia Científica de Amado Luiz Cervo, et al, em que a metodologia abordada foi análise bibliográfica do mesmo.
Palavras Chave: verdade, evidência, certeza.
1 INTRODUÇÃO
Neste estudo será relatado a análise do texto “trinômio: verdade, evidência e certeza do livro Metodologia Científica de Amado Luiz Cervo, et al, em que nos leva a buscar e entender sobre o que pode ser tido como verdade.
2 É POSSÍVEL CONHECER A VERDADE
Quando falamos em verdade estamos nos referindo a dúvidas, incertezas, vontades em conhecer o que está escondido e oculto aos nossos olhos e essas dúvidas e incertezas e vontade de conhecer que nós faz querer compreender o que é a verdade.
3 VERDADE E EVIDÊNCIAS: CAMINHOS QUE SE CRUZAM
Verdade e evidencia se entrelaçam, de acordo com o autor a verdade resulta da evidencia, pois não se pode falar de algo que não foi desvendado, que não tem fatos ou provas concretas daquilo. Assim, uma complementa a outra, temos como verdade o que pode ser comprovado, evidenciado.
Os nossos erros são ocasionados pela nossa ignorância e atitudes precipitadas. A verdade só se resulta quando há evidências, sendo que a evidência é uma transparência, é um desvelamento da essência das coisas, sendo estes os critérios para se chegar a verdade.
4 A CERTEZA COMO POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO DA VERDADE A certeza está ligada à estado de espírito, é o que se acredita intensamente. Este estado de espírito se fundamenta na evidencia, no desvelamento da natureza e da essência das coisas. Desta forma é possível afirmar que se o objeto, fato ou fenômeno se desvela ou se manifesta com suficiente clareza, uma verdade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A.. ; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson