faculdade 2
Foi gerada pelo desejo de obter explanações simultaneamente sistemáticas e controláveis pela evidência factual, é o resultado de descobertas ocasionais, nas primeiras etapas, e de pesquisas cada vez mais metódicas, nas etapas posteriores. Ela é uma das poucas realidades que podem ser ligadas às gerações seguintes. O que permitiu à ciência chegar ao nível atual foi o núcleo de técnicas de ordem práticas, seus fatos empíricos e suas leis, que formam o elemento de continuidade, que, por sua vez, foi sendo aperfeiçoado e ampliado ao longo da história do Homo Sapiens.
2- Como se caracteriza os conhecimentos empírico? Com entre e apresente um exemplo para cada conhecimento.
A própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com o meio social, obtido por meio de interação contínua na forma de ensaios e tentativas que resultavam em erros e em acertos, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos. “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado, sem aplicação de método e sem se haver refletido sobre algo”, por exemplo podemos citar algumas expressões, tais como: “Mulher ao volante há risco de perigo constante”/ “Quem dá aos pobres empresta a Deus”/ “O que não tem remédio remediado está”, entre muitas outras.
O conhecimento científico tende além dos fenômenos, ir à busca de suas causas e leis. Segundo Aristóteles, o conhecimento só é absoluto quando sabemos qual foi a causa que produziu o fenômeno e o motivo, porque não pode ser de outro modo. É o saber por meio da demonstração. A ciência, até a Renascença, era tida como um sistema de proposições rigorosamente demonstradas, constantes e