Trablaho Da Faculdade 2
Em microbiologia, o termo crescimento refere-se a um aumento do número de células e não ao aumento das dimensões celulares (tamanho da célula).
Crescimento Populacional: é definido como o aumento do número, ou da massa microbiana. A taxa de crescimento é a variação no número ou massa por unidade de tempo. O tempo de geração é o intervalo de tempo necessário para que uma célula se duplique. O tempo de geração é variável para os diferentes organismos, podendo ser de 10 a 20 minutos até dias, sendo que em muitos dos organismos conhecidos, este varia de 1 a 3 horas. O tempo de geração não corresponde a um parâmetro absoluto, uma vez que é dependente de fatores genéticos e nutricionais, indicando o estado fisiológico da cultura.
CURVA DE CRESCIMENTO (CULTURA DESCONTÍNUA)
Quando uma cultura microbiana desenvolve-se em um sistema fechado, pode-se confeccionar uma curva de crescimento. Esta pode ser dividida em diferentes etapas: lag, log, estacionária e de declínio.
Curva de Crescimento Padrão
Lag: período variável, onde ainda não há um aumento significativo da população. Nesta fase ocorre a síntese de várias enzimas e/ou outros constituintes celulares necessários à absorção dos nutrientes presentes no meio.
Log ou exponencial: nesta etapa, as células estão plenamente adaptadas, absorvendo os nutrientes, sintetizando seus constituintes, crescendo e se duplicando. A taxa de crescimento exponencial é variável, de acordo com o tempo de geração do organismo em questão.
Geralmente, procariotos crescem mais rapidamente que eucariotos.
Estacionária: Nesta fase, os nutrientes estão escasseando e os produtos tóxicos estão tornandose mais abundantes. Nesta etapa não há um crescimento da população, ou seja, o número de células que se divide é equivalente ao número de células que morrem. Na fase estacionária que são sintetizados vários metabólitos secundários, que incluem antibióticos e algumas enzimas.
Nesta etapa ocorre também a esporulação das