ativo biologico
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVO BIOLOGICO
ACADÊMICA:
ALUNO
Marcos Antônio Alves Junior
PROFESSORA:
Doraci Toledo
INHUMAS, GOIÁS
2014
ATIVO BIOLOGICO
ALUNO
Marcos Antônio Alves Junior
RESUMO
Com a adesão do Brasil às normas internacionais de contabilidade, o setor agropecuário passou a elaborar seus demonstrativos contábeis seguindo o pronunciamento técnico CPC 29 (IAS 41). O referido documento tem o objetivo de estabelecer o tratamento contábil e as respectivas divulgações relacionadas aos ativos biológicos e produtos agrícolas. A importância do tema justifica-se por se tratar de um assunto contemporâneo e pouco abordado na literatura brasileira, sendo de grande relevância à contabilidade das empresas agropecuárias expressarem seus valores o mais próximo da realidade do mercado, atendendo, assim, às exigências internacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Ativo Biológico, Valor Justo, Agronegócio.
INTRODUÇÃO
No presente artigo serão abordados os principais conceitos e forma de mensurar os ativos biológicos, assunto que vem sendo debatido devido à importância do agronegócio no Brasil e da dificuldade da sua mensuração. Isto porque os ativos biológicos são dotados de vida e por conseqüência sujeita a transformações biológicas, como crescimento, degeneração e morte, além das condições climáticas, que podem afetar significativamente o seu valor.
Neste contexto, faz-se relevante mencionar a importância do Pronunciamento
Técnico CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) 29 que versa sobre ativos biológicos e produtos agrícolas. Verifica -se no corpo dessa norma os procedimentos para tratamento, mensuração, reconhecimento de ganhos e perdas, descrição de grupos de ativos biológicos, evidenciação de métodos e premissas significativas aplicadas na determinação do valor justo, divulgações e apresentação de conciliações.
O referido pronunciamento visa dar maior transparência à informação