ativos biologicos
CAMPUS FRANCISCO GONÇALVÊS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIENCIAS CONTABEIS
DAVID JOAO CARDOSO
CONTABILIDADE AGROPECUARIA E SUA TRIBUTAÇÃO SOBRE IR
Cacoal - RO. 2013
DAVID JOAO CARDOSO
CONTABILIDADE AGROPECUARIA E SUA TRIBUTAÇÃO SOBRE IR
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial de avaliação da disciplina de Contabilidade de Agronegócio, ministrada pelo Professor MS. Cleberson Eller Loose.
Cacoal - RO
2013
CONTABILIDADE AGROPECUARIA E SUA TRIBUTAÇÃO SOBRE IR
David João Cardoso1
RESUMO: Este trabalho analisa o dos ativos biológicos e a tributação do IR nas empresas agropecuárias , procurando analisar qual a importância dos ativos na economia do Brasil e as sua peculiaridades a lei que trata do ativo biológico é o CPC 29 que foi criado em 2009, Dentre outros aspectos, esse pronunciamento estabelece que os ativos biológicos e produtos agrícolas devam ser avaliados pelo seu valor justo. Para este Pronunciamento, o valor justo do ativo biológico e do produto agrícola está, como regra, ligados ao conceito de valor de mercado, o que exige a existência de mercado ativo para esse ativo biológico ou produto agrícola, ou mercado ativo de bens similares, A tributação das empresas agropecuárias é de suma importância já que o RIR/99 distingue que as pessoas físicas e jurídicas que mecham com esses ramos tem que ser tributável e determina também qual a margem de tributação. A pesquisa focaliza-se nas informações disponíveis por meio de pesquisas bibliográficas e pesquisas em sítios (web).
Palavras-chave: Ativos Biológicos, Imposto de Renda, CPC 29.
1 INTRODUÇÃO
O Brasil vendo passando por uma transformação imensa no setor agropecuário. Visto que a contabilidade rural é distinta e se