jogos comparativos
Servem também para reforçar a confiança em si e nos outros, contribuindo para que haja uma participação plena do indivíduo sem o compromisso de ganhar ou perder. Os jogos também ajudam na construção de valores.
Fazer a junção entre o divertir e o de se socializar é um fator importante na hora de propor os jogos cooperativos.
Segue abaixo alguns exemplos de jogos:
1- Dança da Cadeira:
Essa brincadeira é semelhante a tradicional, onde os participantes depois do término da música terão que se sentar, porém, quem saí não é o participante e sim a cadeira, no fim da brincadeira todos têm que se sentar em uma única cadeira.
2- Pega-pega cooperativo
Aqui a criança que é o pegador ao tocar em outra criança a mesma não sai do jogo, pelo contrário, elas terão que formar um cabo humano dando as mãos e não podem se soltar até que pegue o último jogador. O segredo é não deixar os amigos se soltarem um da mão do outro.
3- Brincadeira com corda
Forma-se uma fila (um do lado do outro), as crianças terão que segurar na mão de umas as outras. Na frentedas crianças colocar 5 cordas estendidas. As crianças terão que pular a corda, sem soltar da mão do amigo.
Aqui eles terão que sincronizar os movimentos para que ninguém fique para trás.
4- Brincadeira com bola
Coloque as crianças sentadas em fileira, de preferência encostadas na parede, com as pernasalongadas. Lembre-se que eles terão que ficar bem juntos. Um do lado do outro.
Coloque a bola nas pernas do primeiro participante que terão que passá-la para o colega do lado, até que chegue até o último participante. Não pode ajudar com as mãos. Detalhe, a bola saiu do percurso, volta para o primeiro participante.
Para ficar mais complicado, tente passar a bola com os