darcy ribeiro
Ao assistirmos o documentário o que observamos foi que desde o século xx até os dias de hoje a situação precária da saúde no Brasil tem sido causa de grandes protesto e discusões;não conhecendo a fundo as políticas de saúde,mas sabemos que nosso município como tantos outros tem pontos positivos e negativos na saúde.
A proposta de saúde do município vem apresentando mudanças mesmo que poucas mas de grande serventia para aqueles que mais prescisam e não podem pagar por um plano de saúde .
Ressaltando os pontos positivos vemos que o município investiu em novas UPAS para atendimento de urgência e emergência,ainda conta com um pronto socorro,um hospital de base,um hospital que é referência no atendimento a pessoas com cancêr em todo estado de rôndonia,e ainda um pronto socorro infantil,e as USF ,a cidade conta ainda com o atendimento 192 e 193 e a fármacia popular .Claro que ainda é presciso muito mais para que haja um atendimento de qualidade e humanitário a todos os usúarios da rede SUS. que possa sim chegar o dia em que as filas de esperam sejam reduzidas ou que deixem de existir ,que a população tenha remédios disponíveis e melhores hospitais com profissionais qualificados.
Mas sabemos que isso só não garante a boa saúde da população se não vir acompanhada de boas e reformuladas politícas publicas de saneamento básico,pois atráves deste sistema que atualmente não funciona o governo acaba por gastar mais com a saúde,segundo o instituto trata Brasil ,Porto velho tem 98% da população sem saneamento básico estando assim em 1% lugar no rang de pior capital no que se refere-se a saneamento básico.
Se tratando ainda de prevenção temos as ações de vacinação coordenadas pelo programa nacional de imunização da secretária de saúde do ministério da saúde que tem o objtivo de erradicar eliminar e controlar as doenças imuno preventivos no território brasileiro.
E um grande aliado na prevenção da saúde,é a educação pois atráves dela podemos