INCIDENCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA NOSOCOMIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
ESPECIALIZAÇÃO DE MICROBIOLOGIA
ALCIGLEY ROCHA BARBOSA
INCIDENCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA NOSOCOMIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
CAMPINA GRANDE – PB
2013
1 OBJETIVOS
1.1 GERAL
Revisar na literatura científica os principais aspectos relacionados à incidência de infecção urinária nososcomial.
1.2 ESPECÍFICOS
Detectar relacionados à incidência de infecção urinária nososcomial. á partir da sistematização de dados sobre os tais infecções no Brasil.
O objetivo deste trabalho é revisar as infecções do trato urinário no seu conceito mais amplo,delineado tanto o perfil da doença como o de prevalência dos agentes infecciosos.
Observar os aspectos clínicos relevantes nas ITUN, para um melhor acompanhamento do paceinte.
Resumo
As infecções do trato urinário (ITU) estão entre as principais causas de morbidade, perdendo somente para as patologias do trato respiratório. É definida pela multiplicação de micro-organismos na região da uretra até os rins, sendo a Escherichia coli a bactéria mais prevalente desta patologia,constitui uma das principais causas de consulta na prática médica, caracterizada pela replicação de micro-organismos em qualquer parte do sistema urinário causando danos aos tecidos do sistema o quadro de infecção urinária pode se manifestar com sinais e sintoma de forma atípica como o aparecimento ou agravo da incontinência urinaria, sem a presença de febre ou outros sintomas típicos de processo infeccioso, dificultando o diagnóstico precoce nessa faixa etária e consequentemente a instituição da terapêutica. Portanto, os profissionais de saúde devem ficar atentos para maior possibilidade de processos infecciosos na população de idosos, assim como, contribuírem para orientações da referida população para os métodos de prevenção das infecções. A ITU pode ser sintomática ou assintomática. O Diagnóstico para ITU é realizado