Revisão arendt
Hannah Arendt:
- Filósofa Alemã
- Base hegeliana (é necessário compreender certas premissas hegelianas para se compreender os textos de Arendt)
*Conceito de história de Hegel (Arendt trabalha com o conceito de tradição, relacionando-os)
- Textos voltados para a temática política
Influências: a) Hegel (1770-1831): conceito de história (tradição) Desenvolvimento ininterrupto do espírito*
Pensamentos de Hegel que influenciaram/estão presentes no texto:
*História seria, então, a evolução contínua do espírito. Com essa afirmação simples, Hegel causou a grande virada na filosofia ocidental. Se até um determinado momento, vigeu a concepção metafísica sobre uma realidade destacada, passível de observação, fora do sujeito, Hegel agora trás outra visão.
*Hegel, na Filosofia da História, obra de fechamento do seu pensamento, fala sobre uma marcha racional e necessária do espírito universal. “O estudo da história universal resultou e deve resultar em que nela tudo aconteceu racionalmente, que ela foi a marcha...”. A ideia de uma história que é evolutiva. Se é uma marcha racional, a guerra é a irracionalidade, o genocídio, a fome, também o são. Se a marcha é racional, significa que há uma contínua evolução do espírito. A humanidade caminha para a frente, ou seja, a superação do antigo regime, o surgimento das liberdades civis e políticas, inclusão social, novas narrações de direito, demonstra que este sujeito vinha caminhando continuamente. “A história universal é o progresso da consciência da liberdade.”
“O conceito central da metafísica hegeliana é a história, a transformação da metafísica em uma metafísica da história. (...) A história como evolução contínua do espírito. A grande dimensão na qual os homens se conciliam com a realidade.”; “A forma presente do espírito (a história atual) abrange em si todos os estágios (fases) anteriores”.
*símbolos