Revisao
1) Qual é a curva característica v-i dos tiristores?
2) O que é a condição de bloqueio dos tiristores?
Quando a tensão de anodo é positiva em relação ao catodo, as junções j1 e j3 estão polarizadas diretamente. A junção j2 está reversamente polarizada e apenas uma pequena fuga de corrente flui do anodo para o catodo.
3) O que é a condição de estado de condução dos tiristores?
Quando há um movimento livre de portadores através de todas as 3 junções, resultando em uma grande corrente de anodo no sentido direto.
4) O que é a corrente de travamento dos tiristores?
É a mínima corrente de anodo necessária para manter o tiristor no estado de condução imediatamente após um tiristor ter sido ligado e o sinal do gatilho ter sido removido.
5) O que é a corrente de manutenção dos tiristores?
Um valor de corrente menor do que a corrente de travamento. Quando em um diodo em condução se reduz a corrente direta de anodo abaixo de um nível conhecido como corrente de manutenção, uma região de depleção se desenvolverá em torno da junção j2 ocasionando o estado de bloqueio do tiristor.
6) O que é o modelo de um tiristor com 2 transistores?
A ação regenerativa ou de travamento devido à realimentação positiva pode ser demonstrada pela utilização de um modelo de tiristor com dois transistores. Um tiristor pode ser considerado como dois transistores complementares: um pnp e outro npn.
7) Quais são as formas de se dispararem os tiristores?
Térmica, luz, tensão elevada ou sobretensão, dv/dt, corrente de gatilho.
8) O que é o tempo de disparo dos tiristores?
Tempo que demora do momento da aplicação do sinal no gatilho até a condução.
9) Qual é a função da proteção contra di/dt?
Evitar falhas no dispositivo resultantes da temperatura excessiva. Controla a taxa de crescimento da corrente de anodo para que haja tempo suficiente para espalhar a condução de corrente uniformemente em todas as junções.